sábado, 12 de junho de 2010

IV ENCONTRO DA CONVERGIR


29 de Maio no Concelho da Trofa

No Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, decorreu o IV Encontro da Plataforma Interassociativa Convergir, uma rede informal de cooperação que tem actuado na região de entre Vouga e Minho ao longo de toda a primeira década do século XX.
Além da troca de informações e experiências entre associações, movimentos e outras iniciativas equiparáveis, dois foram os principais objectivos deste encontro. Por um lado, tentar realizar um esboço de balanço daquilo que, ao longo da década que agora termina, não se conseguiu preservar (como no caso dos valores naturais do Baixo Sabor, em Trás-os-Montes) ou se não conseguiu melhorar significativamente (como no caso da poluição e outras agressões que têm afectado as bacias hidrográficas do Norte do país) – bem como aprender com algumas vitórias alcançadas na defesa da natureza. Por outro lado, dar passos no sentido de uma aproximação entre os movimentos ecológicos e os movimentos que pugnam por um desenvolvimento de base local e por uma revitalização do tecido social e económico das regiões do interior.
 Houve  ainda oportunidade, durante o almoço de confraternização, para que as entidades presentes que o desejassem pudessem tomar uma posição solidária para a preservação do vale agrícola do Coronado, no concelho da Trofa, cuja defesa vem sendo desde há anos combativamente assumida pela Associação de Defesa do Ambiente e Património da Trofa - ADAPTA e pela Associação para a Protecção do Vale do Coronado - APVC, sediada em São Mamede do Coronado.  

CONTEÚDOS
A manhã começou  com uma apresentação pelo Professor José Portela, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, intitulada «Do Contra-Desenvolvimento ao Desenvolvimento Sustentável», seguindo-se dois exemplos de iniciativas locais que visam a harmonia entre ambiente e actividade económica, expostas pelo fotógrafo e gestor Pedro Alarcão (associação Veranda, Melgaço) e pelo biólogo António Roleira (Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, de Atenor, Miranda do Douro). Ficou a faltar a bióloga Alice Gama (Associação Transumância e Natureza, de Figueira de Castelo Rodrigo).
No início da tarde, o Professor Paulo Santos, do FAPAS, e o biólogo José  Teixeira, da Plataforma Sabor Livre, mostraram algumas das razões por que se não conseguiu evitar a submersão do Baixo Sabor – bem como o que apesar de tudo se ganhou em se não terem até hoje baixado os braços. Ficou também a faltar o Professor Bordalo e Sá, do ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e membro da APRIL, falar sobre «Despoluição dos Rios do Norte - Que Balanço?».
Em seguida, foram apresentados três casos de sucesso e o que é possível aprender com eles: o Eng. Pedro Macedo, do Movimento Pro-Mindelo, falou do êxito com a criação da reserva de paisagem protegida do Mindelo; o biólogo e mestre em ecologia humana Dr. Nuno Gomes Oliveira, Director do Parque Biológico de Gaia, referiu os processos relativos às reservas de âmbito regional do Estuário do Douro e Serra de Valongo; Bernardino Guimarães, da Campo Aberto, e Soares da Luz, do Movimento de Defesa dos Jardins do Palácio de Cristal, finalmente, analisam os resultados, em ambiente urbano, de uma luta pelos espaços verdes, concretamente o caso do Parque da Cidade do Porto, a que ambos estão fortemente ligados. 


OUTRAS ENTIDADES PRESENTES

Além das entidades já  referidas anteriormente, estiveram presentes no Encontro representantes de: A Mó - Associação de Defesa do Vale do Neiva; Associação de Amigos do Rio Ovelha; Biorumo - Consultoria em Ambiente e Sustentabilidade; Corema - Associação de Defesa do Património de Caminha; Rede de Ecoclubes; GAIA - Grupo de Acção e Intervenção Ambiental; Movimento Bom Sucesso Vivo; Movimento Cívico pela Linha do Tua; Movimento pela Salvaguarda do Complexo das Sete Fontes, de Braga, Projecto Rios e Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Sem comentários: