Stand da ADAPTA na ExpoTrofa - 2008
No ano de 2008 a ADAPTA teve o prazer de expor um moinho de rodízios, gentilmente cedido pelo Sr. Manuel Codesso, artesão de Paderne, Melgaço.
Os inúmeros sistemas de moagem que outrora laboravam no Concelho da Trota eram predominantemente de dois tipos: as AZENHAS, de roda vertical, localizadas no Rio Ave e os MOINHOS DE RODÍZIOS, de roda horizontal, instalados nas margens dos restantes cursos de água.
O moinho de rodízios, que aqui se expõe, é uma réplica dos muitos que outrora funcionaram ao longo dos ribeiros do concelho. Sendo de pequeno investimento, a sua construção estava mesmo ao alcance de pequenos proprietários rurais, embora normalmente estivessem associados às grandes casas de lavoura
Estes equipamentos da época pré-industrial correspondiam de uma forma geral a pequenos edifícios que abrigavam um casal de mós, que aproveitando a força motriz da água, transformavam os cereais em farinha.
A roda horizontal chamada rodízio, é composta por um conjunto de penas (palas) dispostas radialmente, as quais recebem a impulsão do jacto de água que nelas bate fazendo girar um veio que transmite movimento à mó movente que roda sobre a mó dormente. A pressão entre as duas mós, regulada pelo aliviadouro, determina a espessura da moagem (farinha).
A difusão deste tipo de engenhos hidráulicos foi grande no Concelho da Trofa devido à profusão e características dos cursos de água aí existentes. O levantamento feito pela ADAPTA e dado a conhecer na monografia Sistemas Pré-Industriais nas Zonas Ribeirinhas, isso mesmo demonstra.
Na época medieval a sua posse era essencialmente um privilégio dos senhores feudais, os quais cobravam pesados impostos a quem os utilizasse. O aumento da cultura dos cereais por parte de pequenas comunidades rurais, particularmente do milho, levou à crescente expansão dos moinhos de roda horizontal ou rodízio, sendo de importância decisiva na economia da época.
Actualmente não se conhece nenhum destes equipamentos em funcionamento no Concelho da Trota. A maior parte já desapareceu ou está em ruínas. A ADAPTA tem proposto a recuperação de alguns desses moinhos tendo em vista a conservação do património construído em ligação com projectos de natureza lúdico-cultural.

Em Março de 2009, chegou ao conhecimento da ADAPTA o desaparecimento do Moinho da Bica, na Rua da Bica no Lugar da Esprela. Numa deslocação ao local, constatou-se que este moinho tinha sido demolido aquando da instalação da rede de saneamento. Este moinho faz parte do levantamento realizado pela ADAPTA em todo o concelho sobre os Sistemas Pré – Industriais nas Zonas Ribeirinhas e está como todos os outros, referenciado no Caderno Cultural nº Xl.
Sem comentários:
Não são permitidos novos comentários.