sábado, 12 de junho de 2010

O Dia da Floresta Autóctone comemorado pela ADAPTA

A ADAPTA promoveu a divulgação da conservação das florestas naturais no dia da  floresta autóctone, com a plantação de espécies autóctones em zonas de lazer do nosso Concelho.

A nossa primeira acção decorreu em 2008 no Monte de Paradela, em fase de reflorestação e ao cuidado da Associação dos Amigos do Monte de Paradela, com a plantação de faias. 

A segunda acção foi desenvolvida no Monte de S. Gens. Com a plantação de faias e carvalhos alvarinho, quisemos demonstrar publicamente o nosso desejo de ver esta área reflorestada com espécies autóctones  depois do violento incêndio ocorrido no verão desse ano, que fustigou esta vasta mancha florestal, maioritariamente povoada de espécies exóticas.

Sabia que 23 de Novembro é o dia mais adequado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores?

E que o mesmo dia surgiu como alternativa ao Dia Mundial da Árvore, 21 de Março, criado inicialmente para os países do Norte da Europa?

Na Península Ibérica, a plantação de árvores no Dia da Primavera não é bem sucedida dado o aumento da temperatura e a redução da pluviosidade que se faz sentir nos meses subsequentes.

Apelamos, pois, à plantação de várias espécies de carvalho, medronheiro, zambujeiro, pinheiro-manso, amieiro, freixo e teixo, entre outras. A participação de todos é fundamental para substituirmos as espécies exóticas por árvores originárias do nosso território, bem adaptadas às condições climatéricas e de solo.

Elementos da direcção no Monte de Paradela, no ano de 2008.

Elementos da direcção no Monte da S. Gens, no ano de 2009.


Portfólio (Casa das Artes e Jardim Botânico, Porto)











Sem comentários: