terça-feira, 22 de junho de 2010

ADAPTA propõe a criação de um museu industrial na Trofa

O primeiro passo para a concretização do projecto consiste no levantamento do património existente no Concelho, na sua selecção e aquisição por parte da autarquia.

Foi no Dia Internacional dos Museus que a ADAPTA demonstrou a necessidade da criação de um Museu da Indústria (têxtil, máquinas industriais, e artefactos agrícolas), no Concelho da Trofa.

A agricultura foi, durante vários séculos, e até à segunda metade do século XIX, o sustento e o modo de vida dos trofenses. A partir daí, foram surgindo trofenses verdadeiramente empreendedores e inovadores que, na indústria têxtil, na madeira e construção de máquinas industriais e agrícolas, fizeram destas as principais actividades profissionais na Trofa, servindo também de alavanca para o desenvolvimento que hoje usufruímos.  

A história contemporânea da Trofa é contada pela história e implantação das indústrias têxtil, das madeiras, construção de máquinas industriais e agrícolas, que vieram alterar o sistema económico, social e paisagístico da nossa região. Há registo de construção de peças e máquinas inovadoras para a época, catapultando o nome da Trofa para o panorama nacional e internacional. 

A importância destas actividades está bem espelhada no Brasão da Trofa, com uma Espiga e uma Roda Dentada, a simbolizar respectivamente a agricultura e a indústria.

É justo que tentemos preservar o património industrial de uma época, salvaguardando assim, a memória de empresas e trofenses, que lograram com a sua tenacidade fazer da Trofa um dos principais centros industriais do país. Contribuiría, também, para o enriquecimento cultural da cidade e da população. 

Sem comentários: